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SUBMISSÃO DE TRABALHOS

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA O I CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (2023)

O presente regulamento visa esclarecer as modalidades e diretrizes de submissão  de trabalhos, datas limites, divulgação dos resultados e normas de apresentação.

 

TIPOS DE SUBMISSÕES

Os (as) interessados(as) poderão submeter trabalhos teórico-empíricos, nas modalidades de pôster ou comunicação oral, ou seja, poderão ser inscritos trabalhos com apresentação de resultados de estudos ou pesquisas, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas na análise do tema abordado, com consistência, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área de estudos sobre o Transtornos do Espectro do Autismo.

DATA LIMITE DE SUBMISSÃO E DA INSCRIÇÃO NO EVENTO

A submissão de trabalhos inicia em 20 de junho de 2023. A data limite para a submissão dos trabalhos é dia 20 de outubro de 2023. Todos os trabalhos submetidos devem, independentemente de comunicação oral ou pôster, ter ao menos um dos membros inscritos no evento.

INSTRUÇÃO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

  • Os demais coautores precisam estar cadastrados no sistema ELIS, mas não precisam estar inscritos no Congresso;

  • O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso;

  • Os trabalhos deverão ser submetidos via sistema ELIS, conforme o modelo do template disponibilizado no site do evento.

  • Os trabalhos devem ser submetidos em 2 vias:

  1. O resumo em arquivo PDF, sem identificação dos(as) autores(as);  Baixar 

  2. Resumo em arquivo PDF, com identificação dos(as) autores(as) (essa versão será a publicada nos Anais e ao enviar um resumo, o(s) autor(es) autoriza(m) a Comissão Científica a incluí-lo nos registros do evento.  Baixar 

 

Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

* Escolha a forma de apresentação: Comunicação Oral ou Pôster.

* Escolha um dos temas do Evento (Psicologia, Saúde e Educação)
 

Informações importantes

O resumo deve ser enviado em português e deve estar gramaticalmente correto, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do resumo.

O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.

Não há limite de trabalhos por autor. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores e como primeiro autor do trabalho.

Serão de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as) os prejuízos advindos da não atualização de dados pessoais e cadastrais.

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois membros da comissão científica. Em caso de discrepâncias na avaliação, um terceiro membro será designado.

Serão avaliados apenas os trabalhos que cumprirem o prazo e as regras de submissão.

Conforme o número de submissões na modalidade de comunicação oral em consonância com o número de vagas previstas, a comissão poderá deliberar pela apresentação na modalidade pôster, seguindo critérios de consistência, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área.

 Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

 

 

RESULTADOS

O resultado dos trabalhos será divulgado no site do evento até a data de 31 de outubro de 2023

O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 03 /11/2023.

A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho como primeiro autor do trabalho.

Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS

  • O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.

  • O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).

  • O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão

  • Não deverão ser incluídas referências bibliográficas.

  • Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

 

Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

Os autores devem mencionar se são resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. 

 Na versão do trabalho com identificação, os autores devem seguir a mesma formatação descrita, incluindo entre o título e o texto do resumo, o nome completo dos autores, seguidos da filiação institucional e e-mail. O primeiro autor mencionado deverá ser o apresentador do trabalho.

Os resumos deverão estar digitados em fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12, espaçamento simples (1,0) entre linhas. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm, em página A4.

Os arquivos devem conter ainda as Palavras-chave: Redigir após a apresentação do resumo, em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter de três a seis palavras-chave.

Os trabalhos devem ser submetidos em formato PDF.

Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados no site e por e-mail aos inscritos no dia 31/10/2023, quando deverão ser transformados em Pôster, conforme modelo disponibilizado no site.

Após aprovação dos trabalhos, é de responsabilidade do apresentador sua impressão para apresentação.

A dimensão do pôster será apresentada no comunicado de aprovação.


TEMAS

  • Psicologia

  • Saúde

  • Educação

 

INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS

 

COMUNICAÇÃO ORAL

  • A comunicação oral deverá ser feita em 15 minutos.

  • No final de cada sessão exclusiva, haverá 15 minutos para discussão dos trabalhos apresentados.

  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 30 minutos para confirmação de sua apresentação.

  • O autor apresentador deverá elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão e Referências. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.

  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.

  • As apresentações serão avaliadas por um membro designados pela Comissão Científica, com expertise na área temática.

  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados no site do evento via programação científica do congresso.

 

Cronograma de apresentações orais

  • Dia 13 de novembro.

  • 16:00 - 18:00

 

PÔSTER

O Pôster deve ser apresentado conforme modelo disponibilizado no site.

Após aprovação dos trabalhos, é de responsabilidade do apresentador sua impressão para apresentação. A dimensão e o modelo do pôster será apresentada no comunicado de aprovação.

Os trabalhos aprovados ficarão em exposição durante período estipulado na programação científica.

 

Cronograma de apresentações do Pôster 

A Comissão Científica fará a avaliação durante a sessão de pôsteres, conforme detalhado abaixo.

  • Dias 13 e 14 de novembro

  • 13:00 às 14:00

  • LOCAL: Área de Exposição de Pôsteres

 

PUBLICAÇÃO

Os trabalhos aprovados e, devidamente apresentados, serão publicados nos Anais do Evento.

DATAS IMPORTANTES

DISPOSIÇÕES FINAIS

Qualquer caso não previsto neste documento será deliberado pela Comissão Científica e pela Coordenação do Evento. Qualquer dúvida por parte do(s) autor(es) deve ser esclarecida antes do envio do material via sistema, para evitar transtornos entre em contato via site e tire suas dúvidas. Não serão revistas as avaliações após divulgação dos resultados.

Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. 

Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres ou apresentações orais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

PREMIAÇÃO DE PÔSTERES

A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do evento com o objetivo de reconhecer a qualidade dos trabalhos apresentados na modalidade pôster no I Congresso Brasileiro sobre Transtorno do Espectro Autista, tanto nos aspectos científicos quanto sociais premiará os melhores trabalhos oriundos de pesquisas científicas conforme os seguintes critérios:

1

Será utilizado como critério classificatório para premiação o somatório das notas do resumo e da apresentação oral do banner.

2

Caso haja necessidade será usado como primeiro critério de desempate a maior nota na apresentação oral do banner e, segundo, se necessário, a relevância da pesquisa e capacidade de síntese/clareza da apresentação oral.

3

Os 3 (três) trabalhos melhor avaliados receberão premiação especial, definida pela organização do evento.

4

Serão concedidas menções honrosas aos 10 trabalhos melhor classificados na avaliação geral

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